9.2.10

MIGUN, Terapias e Desenvolvimento Pessoal apresenta técnicas chinesas:

A Medicina Tradicional Chinesa teve a sua origem na China. As primeiras referências têm origem nas dinastias Han e Qin, há cerca de 4 mil anos.
A MTC é o auge de um conhecimento adquirido ao longo de incontáveis gerações, da observação da Natureza e compreensão dos desequilibrios/desarmonias que podem atingir o Ser humano.

O preservar da saúde, de acordo com a MTC, passa por manter um equilíbrio das energias Yin e Yang do organismo e respeitar o sistema energético interno, apresentado pela teoria dos 5 movimentos.
Esse equilíbrio é conseguido com o auxílio da Acupunctura, Massagem Terapêutica Chinesa (Tuí Na), Fitoterapia, Dietética/Nutrição e ChiKung (“ginástica energética”). Estas 5 práticas, formam no seu global a Medicina Tradicional Chinesa.
Qualquer desarmonia, de acordo com a MTC, surge de um desequilíbrio energético, físico e/ou emocional.
Assim, a área de acção da MTC é bastante vasta, estendendo-se a praticamente todos os ramos da medicina. Muito eficaz no tratamento de patologias, a MTC é principalmente uma medicina apoiada na prevenção e com o propósito de promover o bem-estar e a
longevidade.
Ao longo da história, a MTC evidenciou-se pelo tratamento de inúmeros distúrbios orgânicos como dores de cabeça, desordens gastrointestinais, torcicolos, dores musculares, desordens do sistema nervoso, entre outras.
Acunpunctura Este tratamento energético pode ser obtido através de diversas práticas terapêuticas orientais: é uma técnica de inserir agulhas finíssimas em pontos específicos dos meridianos com o objectivo de restabelecer o fluxo natural de energia. A acupunctura pode ser dividida, por exemplo, em sistémica (aquela que utiliza agulhas no corpo inteiro), auriculopunctura (utiliza o pavilhão auricular com agulhas, sementes, esferas e magnetos).
Moxabustão: técnica que consiste em aquecer os pontos, restabelecer o fluxo de Qi (energia). Também é muito u
tilizada para expulsar o frio dos canais.
Ventosa: técnica que se utiliza copos que produzem o vácuo sobre uma determinada região (pressão negativa), promovendo assim que o sangue se superficialize, com isto desfaz a estagnação de sa
ngue. Muitas vezes também utilizado para promover a sangria da região.
Massagem: através de toques, pressões e deslizamentos tem como objectivo activar o fluxo energético.
Fitoterapia: através da utilização de plantas, propicia a activação, eliminação e o fortaleciment
o do Qi (energia)
ChiKung: técnica que se utiliza de exercícios, posturas e meditações baseados na respiração tem como objectivo, desenvolver a consciência e o aprimoramento do Qi (energia)
Outras técnicas e processos que a MTC utiliza são a Reflexologia do pé e a Craneopunctura.
Com Rodrigo Belard, dias 11 e 26 de Fevereiro na MINGUN, na Praça 8 de Maio nº 39, 1º andar, Figueira da Foz.

Sem comentários: